ESG | MENAC publica nova Recomendação: foco no controlo interno do RGPC

ESG | MENAC publica nova Recomendação: foco no controlo interno do RGPC

2 de março de 2026

Enquadramento

O Mecanismo Nacional Anticorrupção (MENAC) publicou a Recomendação n.º 1/2026, alterando o modelo de acompanhamento do Regime Geral da Prevenção da Corrupção (RGPC).

Âmbito

A nova orientação revoga a Recomendação n.º 7/2024, eliminando o reporte mensal obrigatório ao MENAC e passando a privilegiar um acompanhamento interno, com periodicidade definida por cada entidade.

O MENAC disponibiliza agora um quadro interno de monitorização, a ser utilizado pelo responsável pelo cumprimento normativo para registar irregularidades e medidas corretivas.

Esta recomendação aguarda publicação em Diário da República.

Impacto

O objetivo é reforçar a eficácia dos mecanismos de integridade, reduzindo a burocracia e fortalecendo a evidência interna.

Para efeitos de ESG e governance, esta mudança aumenta a necessidade de documentação robusta, integração com controlo interno e alinhamento com o relatório anual do Plano de Prevenção de Riscos.

Próximos passos

A nossa equipa ESG & Governance pode apoiar na adaptação do seu sistema RGPC às novas orientações.

Contact ESG Desk: jsousa@pt-nexia.com

2026-03-02T17:08:40+00:00 Março 2nd, 2026|ESG|